Pleito ocorreu na última sexta-feira (4), em Goiânia. Votação confirma sócia-fundadora do escritório MLPC & Advogados Associados para o biênio 2014-2015

Foi eleita, na última sexta-feira (4), em Goiânia, para a diretoria do Instituto Brasileiro de Direito da Família – Seção Goiás (Ibdfam-GO), no biênio 2014/2015, chapa única, interdisciplinar, liderada pela juíza aposentada e advogada Maria Luiza Póvoa Cruz. A magistrada é sócia-fundadora do escritório de advocacia Maria Luiza Póvoa Cruz & Advogados Associados (MLPC). O pleito ocorreu no prédio administrativo da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), situado no Jardim Goiás, Região Sul da capital. Com a aprovação pelos associados da entidade, Maria Luiza continua no cargo que ocupa desde 2007. A magistrada terá, como vice-presidente, a advogada Marise Edith Borges da Mota. Reeleita, a chapa segue composição atual, integrada por juízes, advogados, promotores de Justiça e psicólogos. Respondem como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente, Eliane Ferreira Pedrosa de Araújo Rocha e Márcia Souza de Almeida.

Solimar Santana Oliveira e Laila Beatriz de Oliveira Bernardes assumem, nesta ordem, as funções de 1ª e 2ª tesoureiras. Luciane Borges Carvello ficará a cargo da diretoria Social. O juiz da comarca de Goianésia, André Reis Lacerda, continua a frente da diretoria Cultural do instituto. A executiva do IBDFAM-GO conta, ainda, com os profissionais da Comissão Específica de Magistrados, juíza Sirlei Martins da Costa; de Advogados, Celestina Arantes Fiori; da Criança e do Adolescente, Odileia Fiori Tosi; e do Legislativo, Emílio Pereira Silva Macedo. Assume a Comissão Específica Interdisciplinar, Eliane Pelles Machado Amorim; do Editorial, Marcelo Di Rezende Bernardes; Acadêmico, Analice de Souza A. Vinhal de Carvalho; Sucessões, Marlene Moreira Farinha Lemos; Ensino Jurídico de Família, juíza Maria Cristina Costa; e de Estudos Constitucionais, José Bezerra Costa.

A diretoria eleita para o Ibdfam-GO, no biênio 2014/2015, toma posse durante a Assembleia Geral Ordinária, inclusa na programação doCongresso Nacional do Ibdfam. O evento será realizado entre os dias 20 e 22 de novembro próximo, em Araxá (MG). Ao menos 12 membros da executiva do instituto em Goiás já confirmaram presença no encontro. A comitiva goiana levará ao evento equipe multidisciplinar, integrada, também, por psicólogos. De acordo com a presidente Maria Luiza, será disponibilizado ônibus para transporte de congressistas à Araxá, a partir de Goiânia. A magistrada explica que o traslado rodoviário até a cidade mineira se dá pela proximidade com a capital e oferta reduzida de voos para a localidade. A distância entre os municípios é de 533 quilômetros.

Maria Luiza assinala que a diretoria do Ibdfam-GO já planeja a realização do próximo Congresso Goiano do Ibdfam-GO. A última edição do encontro, ocorrida em junho deste ano, foi considerada exitosa pelos organizadores. Segundo a advogada, o instituto dará continuidade também ao ciclo de palestras ministradas por especialistas da área de Direito de Família. O próximo painel será apresentado pela juíza da 1ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia, Sirlei Martins da Costa. Local e data do evento serão divulgados em breve aqui, no site do MLPC, e na página do escritório na rede social Facebook. Conforme Maria Luiza, a entidade projeta, ainda, para o mês de novembro, um evento de confraternização entre associados chamado Almoço em Família. “A iniciava já ocorre em Porto Alegre, com sucesso. Queremos implantar o encontro, também, em Goiânia”, justifica a presidente do Ibdfam-GO.

Currículo

Maria Luiza Póvoa Cruz é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A juíza aposentada possui curso de pós-graduação em Direito Constitucional, concluído em 1989, na Superintendência da Academia de Polícia Civil, em Goiânia, e Direito Penal e Processual Penal, pela mesma instituição, finalizado em 1990. Maria Luiza detém, também, pós-graduação lato sensu em Docência Universitária, concluída em 2005, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A advogada ingressou na magistratura goiana em 1989, como juíza substituta na comarca de Israelândia. Como docente, Maria Luiza ministra aulas na Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg). A jurista é autora do livro Separação, Divórcio e Inventário por Via Administrativa, publicado pela Editora Del Rey, 3ª edição, 2010. Maria Luiza também é coautora de outras três obras que versam sobre a área de Família e Sucessões.

Fonte: Assessoria de Comunicação do escritório MLPC & Advogados Associados