Nesta sexta-feira (18), a Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM realiza reunião para recepção e posse dos novos membros da comissão. Na ocasião, haverá uma roda de conversa sobre os direitos dos idosos e o papel do IBDFAM na conscientização e mobilização em torno de alterações legislativas e ações no âmbito dos demais Poderes Constituídos, de modo a colaborar com a qualidade de vida e dignidade do idoso. A reunião será às 15 horas, na sede da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP.
2018: Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
A advogada e sócia-fundadora do escritório MLPC e Advogados Associados, Maria Luiza Póvoa Cruz, presidente da Comissão do Idoso do IBDFAM, adianta alguns pontos que poderão entrar na pauta da reunião, entre eles, a estratégia nacional que instituiu 2018 como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. “Trata-se de uma iniciativa que fomenta não só os debates em torno da questão do idoso, como coloca como prioridade as ações de competência dos três Poderes, visando uma articulação conjunta entre os órgãos da administração pública com o objetivo de promover a valorização da pessoa idosa e a garantia dos seus direitos”, diz.
Para ela, a data instituída é importante na medida em que prevê uma ação intersetorial em torno das atividades e políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. “E, nesse sentido, a Comissão Nacional do Idoso do IBDFAM tem muito o que contribuir com os saberes e estudos de todos os seus integrantes”, afirma.
Violência contra os Idosos
A última pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde indicou, segundo Maria Luiza Póvoa, que um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência no mundo. E mais: 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso. A negligência, a violência psicológica, financeira, física e sexual estão entre as situações mais comuns detectadas.
“O enfrentamento da violência contra a pessoa idosa deve envolver poder público e instituições com reconhecimento, conhecimento e capacidade para que se possa haver uma atuação conjunta. E é justamente o que propõe a estratégia nacional que instituiu 2018 como o ano da pessoa idosa”, destaca.
Dentre os novos membros que deverão integrar a comissão estão Andréa Maciel Pachá, vice-presidente da Comissão de Magistrados de Família; Gisele Câmara Groeninga, diretora das Relações Interdisciplinares; Raduan Miguel Filho, presidente do Conselho Fiscal; Dimas Messias de Carvalho, segundo-secretário na Região Sudeste; e Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka, diretora Sudeste do Conselho de Administração.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM e do escritório MLPC e Advogados Associados | Ampli Comunicação